Aluna de Vila Velha ganha em primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 

Professora Amandda Rangel Nascimento, diretora Sesi Araçás, Regiani Angeli de Souza, aluna vencedora Ana Luiza Lopes Santana e o diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa | Foto: Onee

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acaba de divulgar o resultado. O estado se destacou com 283 alunos que receberam medalha de ouro, prata e bronze e, entre eles, a aluna do Sesi Araças, Ana Luiza Lopes Santana, em Vila Velha, foi a grande ganhadora da competição. 

Ao todo, 7,8 mil estudantes do Espírito Santo participaram da Olimpíada, que teve uma edição recorde de 260 mil estudantes inscritos. A competição, que contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, de todos os estados do país e do Distrito Federal, selecionou os melhores alunos do 8º e 9º ano em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro.   

Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição garantiu uma premiação especial para os melhores alunos de cada estado, que receberão notebooks e serão homenageados em uma cerimônia em Brasília no dia 27, no SESI Lab. Os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.  

O diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa, reforçou a importância do tema e a satisfação da Companhia em ser a empresa organizadora da ONEE. “Iniciativas educacionais como esta reafirma o nosso compromisso de levar informações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica para a população. A presença nesta ação reforça o compromisso da EDP com o impacto positivo nas comunidades que estamos inseridos”. 

A estudante Ana Luiza Lopes Santana, de 15 anos, premiada como a melhor aluna do Espírito Santo, destacou sobre a participação na Olimpíada. “Quando a minha professora falou da competição, com desafios e provas sobre energia, me chamou a atenção. Tivemos algumas aulas, estudei em casa também, e acabei gostando muito do tema. Antes, eu já sabia da importância de não deixar a luz acesa, nem a geladeira aberta, mas aprendi sobre o selo de eficiência energética e como pequenas ações podem fazer diferença. Agora estou mais atenta no dia a dia, tentando aplicar o que aprendi”.  

A estudante, que cogita prestar faculdade para o curso de Medicina e atuar como pediatra, contou a sua reação ao saber que conquistou a primeira posição no estado: “Quando soube que conquistei o primeiro lugar, foi um dos melhores momentos da minha vida. Agora estou muito ansiosa para a cerimônia em Brasília”. 

A edição de 2024 foi organizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL.   

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *