Comunidades da Serra reclamam de esgoto

Comissão de Defesa do Consumidor disse que irá acompanhar as ocorrências junto à Cesan | Foto: Ana Salles

A Comissão de Defesa do Consumidor recebeu denúncia sobre má prestação de serviços públicos relacionados ao tratamento de esgoto. Os problemas foram relatados pelas comunidades de Porto Canoa e Eldorado, bairros do município da Serra, região metropolitana do Espírito Santo. A agenda virtual, realizada nesta segunda-feira (17), reuniu representantes das comunidades e da Cesan, companhia responsável pelo serviço de água e esgoto no município. 

No caso do bairro Eldorado, o morador e comerciante Saulo Dias falou sobre os pontos com vazamento de esgoto e destacou que, embora a Cesan já tenha feito um serviço paliativo de limpeza e obstrução, o problema não foi resolvido de forma definitiva.

“O serviço paliativo é importante, mas, em um determinado momento, não resolve mais. Nós precisamos de uma obra maior e definitiva no local. Temos uma comunidade grande, com muitas crianças, e convivendo com o esgoto”, disse o comerciante.

O gerente da Cesan, Douglas Couzi, combinou a realização de uma visita ao local para mapear o problema. “Faremos uma vistoria. Quem está lá, vivendo o problema, sabe exatamente os pontos de vazamento, como esse vazamento se dá, com qual frequência… a nossa equipe vai ao local e juntamente com um representante da comunidade, vamos mapear todos os pontos de vazamento”, disse. 

Segundo Couzi, com o mapeamento, a equipe técnica “vai procurar os motivos do problema; se a rede foi mal dimensionada, se existe alguma questão técnica na estrutura, se a rede está sendo utilizada de forma errada, entre outros motivos”, explicou o gerente, acordando a visita ainda para esta semana. 

Com relação ao bairro Porto Canoa, Couzi afirmou que a região carece de rede de esgoto em alguns pontos. Embora o prazo para a disponibilização da rede no local seja 2022, o gestor afirmou que vai priorizar a região:

“Alguns pontos do bairro já têm rede disponível, mas outros pontos realmente não têm. Nós vamos fazer um estudo e um planejamento para organizar a situação. É uma área de preservação, a comunidade precisa desse serviço, então vamos trabalhar para acelerar o projeto”, prometeu. 

O presidente do colegiado, deputado Vandinho Leite (PSDB), afirmou que a Comissão de Defesa do Consumidor vai acompanhar as ocorrências. “Nós sabemos que os desafios são muitos, agradecemos a disponibilidade da Cesan, que quer resolver os problemas. Precisamos buscar o melhor atendimento para o cidadão. O colegiado vai seguir acompanhando a resolução desse problema”, disse Vandinho.  

A reunião também contou com a participação dos deputados Delegado Danilo Bahiense (sem partido) e Carlos Von (Avante). O presidente do colegiado ainda acordou com os membros a realização de uma reunião extraordinária, sem data marcada, com foco na análise de projetos. “Temos muitos projetos acumulados na pauta e precisamos fazer uma reunião mais longa para colocar a pauta em dia”, pediu Vandinho.

Por Gabriela Zorzal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *