Saúde | ES

A medida integra o pacote anunciado pelo governador Renato Casagrande em dezembro passado
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), ofertará 49.970 teleconsultas em 24 especialidades médicas na região central, que inclui a cidade de Linhares (ES). O lançamento da iniciativa aconteceu nesta sexta-feira (7), na Unidade de Saúde de Lagoa do Meio.
O evento contou com as presenças do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, do vice-prefeito Franco Fiorot, do secretário de estado da Saúde, Tyago Hoffmann, do secretário municipal de Saúde, Phablo Gabriel Dobrovolsky, dos deputados estaduais Toninho da Emater, Bruno Rezende, além de vereadores, lideranças políticas e profissionais da saúde.
Em Linhares, o programa de teleconsultas estará com atendimentos nas unidades de saúde do Jardim Laguna, Canivete, Aviso, no Centro de Especialidades, no bairro Colina, no distrito de Bebedouro, e em breve no bairro Interlagos. As unidades serão polos de atendimentos mas que irão contemplar pacientes referenciados em todas as unidades de saúde do Município.
A medida integra o pacote anunciado pelo governador Renato Casagrande em dezembro passado, que prevê 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados para todo o Estado em 2025. O objetivo é ampliar o acesso à Atenção Especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com um investimento total de R$ 2.835.700,00, a iniciativa promete descentralizar o atendimento especializado, proporcionando maior comodidade aos pacientes da região central.
Nessa área, os usuários do SUS terão acesso às seguintes especialidades por meio de teleconsulta: alergologia adulto; alergologia pediatra; angiologia adulto; cardiologia adulto; cardiologia pediatra; dermatologia adulto; endocrinologia adulto; endocrinologia pediatra; gastroenterologia adulto; gastroenterologia pediatra; hepatologia adulto; neurologia adulto; neurologia pediatria; ortopedia adulto; otorrinolaringologia adulto; pneumologia adulto; pneumologia pediatra; proctologia adulto; psiquiatria adulto; psiquiatria pediatra; reumatologia adulto; mastologia adulto; hematologia adulto e urologia pediatra.

O prefeito de Linhares Lucas Scaramussa destaca que a telemedicina é uma ferramenta poderosa que permitirá levar cuidados médicos de alta qualidade a todas as pessoas em Linhares. “É uma ferramenta inovadora, que vai ajudar a desafogar o sistema de saúde da nossa cidade e permitirá que a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado tornem a medicina mais próxima dos cidadãos. Estamos comprometidos em aproveitar a tecnologia para tornar a saúde mais acessível para todos”, afirmou o prefeito.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a importância de garantir que os usuários do SUS possam contar com atendimento especializado mais próximo de suas residências. “Essa ampliação no atendimento é um marco importante para fortalecer a saúde pública na região. A partir dessa medida, estamos eliminando distâncias e garantindo um cuidado mais ágil e acessível para a população”, afirmou Hoffmann.
A superintendente da Regional Central de Saúde, Kamila Roldi, explicou que, além das salas para atendimentos nos municípios, serão disponibilizadas também duas salas no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina, todas equipadas para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes dos 15 municípios da região. “Estamos comprometidos em oferecer um serviço moderno e eficiente, que proporcione mais conforto aos cidadãos. Com a ampliação da estrutura e a oferta de teleconsultas, esperamos reduzir significativamente o absenteísmo, agilizar o atendimento — sobretudo nas especialidades com maior demanda — e, principalmente, tirar o paciente da estrada, evitando a necessidade de utilizar o transporte sanitário”, destacou.
Kamila ressalta que, das 24 especialidades previstas, 16 já foram contratualizadas, totalizando 42.104 consultas, com um investimento de R$ 2.539.545,10. As especialidades já contratadas são: angiologia adulto; cardiologia adulto; cardiologia pediátrica; dermatologia adulto; endocrinologia adulto; endocrinologia pediátrica; gastroenterologia adulto; hematologia adulto; neurologia adulto; neurologia pediátrica; ortopedia adulto; otorrinolaringologia adulto; psiquiatria adulto; psiquiatria pediátrica; reumatologia adulto; e urologia pediátrica. As demais especialidades encontram-se em processo de contratação.
Os atendimentos estão programados para começar no dia 17 de fevereiro, beneficiando os pacientes já inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário